terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Meu Tio Katarino...Por Maria De Fatima Rodrigues


Meu Tio  Katarino
Não é verdade. Os homens não são todos iguais. Cresci até aos meus 10 anos com um homem fantástico. O meu tio Katarino, passava grande parte do ano na casa da aldeia, no sítio do santuário de Nossa Senhora de Fátima. Era uma casa rodeada de árvores, as suas preferidas: Marmeleiros e Roseiras vermelhas que o inspiravam e lhe transmitiam desejo e pecado. Era uma casa muito engraçada, tinha telhados de vidro, uma bruta lareira e potes onde fazia questão de mostrar os seus dotes culinários, um grande salão que servia de biblioteca/ escritório de reclusão para o jurisconsulto, meditação e escrita, 6 quartos todos com janelinhas viradas para o Monte da Virgem onde se deliciava, todas as manhãs, a ver a pastora Estrelinha a pastar o gado e a cantar a canção “Os teus olhos castanhos”. O meu Tio era um historiador muito carinhoso, sonhador e  também solitário…imune à tentação do matrimônio. A sua paixão por mulheres e árvores era prática… adorava passear as amigas que o visitavam amiúde, pela floresta e jardim. Tanto que acabou por dar o nome de cada uma delas às árvores de marmelos espalhadas pelo jardim a contrastar com as roseiras. Dizia ele que achava uma beleza medonha… o cheiro da Terra a bosta, o cheiro dos marmelos maduros e o cheiro das pétalas das rosas…levando-o a voar sem asas o pensamento. Foi graças a ele que me tornei uma sobrinha viciada em marmelada e banhos em água de rosas, coisa que me levou, nos meus períodos de maior lucidez, a tentar escrever, precisamente, a história da vida dele misturando um resto da sua sensatez colhida de hábitos antigos repletos de amor, amizade e gratidão, hoje raros em quase todas as famílias. Hoje, já ninguém se dedica a apreciar árvores, a acariciar, construir, planear, cuidar, ou, apenas, a gozar a beleza de um jardim.
O meu Tio Katarino para escapar às criticas da criadagem… sobre as suas loucuras saudáveis e arte de bem receber as amigas... sobre o seu hábito de acariciar e cheirar os marmelos, argumentava que o seu jardim era um lugar sagrado e que lhe dava uma inspiração maluca.  Recordo a mesa de pedra redonda em frente ao lago coberto de pétalas que ornamentava o pátio que ele adorava…serviu para servir as refeições afrodisíacas às suas estimadas amigas.
Agora apeteceu-me sorrir…aos gemidos que algumas vezes ouvi no calor de Agosto – malvado – ele dizia-me que eram os vapores umedecendo a terra agradecida . Enfim, o meu Tio Katarino tinha uma filosofia de vida, uma ocupação da escrita, e uma dedicação às queridas amigas impopular aos olhos dos outros. Nobre e, por isso, impopular.
******************Fim**********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário