quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal Estapafúrdio De Zacarias Bento...Por CMaria. Elias


Natal Estapafúrdio De Zacarias Bento

Zacarias Bento deitou-se no sofá e, por momentos, conseguiu esquecer que era véspera de Natal. Depois, cedeu à tentação de ligar o velho televisor, encaixado numa estante a abarrotar de livros e fotografias, e a ilusão esfumou-se perante os noticiários televisivos da noite de vinte e quatro de Dezembro. Desligou o televisor, exasperado com aquilo que lhe pareceu ser um ataque pessoal, levantou-se e caminhou até à cozinha, do outro lado do corredor, impecavelmente limpa pela mulher-a-dias e pelo pouco uso que Zacarias lhe dava. Abriu e fechou alguns armários até encontrar a embalagem de Corn Flakes que comprara no dia anterior, abriu-a, comeu alguns flocos, e levou-a consigo no regresso à sala, pousando-a, aberta, na pequena mesa ao lado do sofá, que mal dava para o candeeiro de leitura. Inspirou profundamente e, com renovada intenção de ignorar o Natal, voltou a instalar-se no sofá.

Não chegou a deitar-se completamente: três toques de campainha, enérgicos e sincopados, fizeram-no saltar do sofá. «Mas que raio... Esta gente não sabe tocar para o andar certo?», pensou Zacarias Bento enquanto percorria o longo corredor, com intenção de abrir a janela da sala de jantar – a única que dava para a fachada do prédio; uma importante mais-valia num edifício muito anterior à invenção do vídeo-porteiro – antecipando já as palavras com as quais invectivaria o incauto visitante. Antes de chegar à sala, porém, ouviu uma voz feminina do outro lado da porta da escada: «Senhor Bento, está aí?» Zacarias reconheceu o timbre agudo da vizinha do rés-do-chão esquerdo, dona Etelvina, viúva mais experiente do que ele, a quem a sua saudosa Zélia costumava encomendar umas empadas de galinha «à moda de Estremoz» que até não eram nada más. O que se teria passado? Algum acidente na cozinha?

Abriu a porta e deparou-se com um insólito espectáculo: metro e meio de dona Etelvina a arfar de cansaço entre dois grandes cestos, cobertos por panos com horríveis motivos de Natal. «Boa noite, senhor Bento! Dê-me aqui uma ajuda que quase morri a acarretar isto tudo desde lá de baixo.» «Boa noite, dona Etelvina. Mas a senhora quer ajuda para fazer o quê, exactamente?» «Para levar isto para cozinha, claro. Senão, como é que fazemos o jantar?» «Cozinha, fazemos, jantar?» «Ó senhor Bento, não me vai dizer que se esqueceu que hoje é dia 24...» Sem esperar por uma resposta, a dona Etelvina levantou os cestos com grande esforço e fez menção de entrar. Perplexo, Zacarias Bento afastou-se e a pequena criatura lá passou, acabando por pousar os cestos no corredor. «Então, vou andando para a cozinha, está bem?»

Ainda quis impedi-la de avançar e tirar a limpo aquela história do jantar, mas a sua atenção foi desviada pela chegada de mais alguém: o senhor Matos, dono da pequena frutaria da rua, que acabara de subir os últimos degraus, trazendo vários sacos de plástico, através de um dos quais claramente despontava a rama de um ananás. O senhor Matos cumprimentou-o alegremente e, antes de entrar, fez questão de lhe dizer que não valia a pena fechar a porta, porque, quando estava a chegar ao prédio, vira o professor Dias a arrumar o carro. Aparentemente, o professor Dias tinha ido buscar um bolo-rei à Confeitaria Nacional, porque era «o melhor de Lisboa».

«O professor Dias, do terceiro esquerdo, também? Será uma conspiração?», perguntou-se Zacarias Bento.

Só podia ser uma conspiração: depois do professor Dias, que apareceu com o bolo-rei e a guitarra com a qual habitualmente andava, bateu à porta o senhor Gustavo da farmácia, sem medicamentos, mas com duas garrafas de um vinho tinto que assegurava ser «uma das melhores pomadas» que experimentara naquele ano e, por fim, a dona Isabel da papelaria, com enfeites de Natal e uma grande taça de sonhos, o único doce natalício que aprendera a fazer decentemente.

Zacarias Bento não se atreveu a perguntar se devia esperar mais alguém – com receio da resposta – mas a verdade é que a campainha permaneceu silenciosa e, assim, rendido à inesperada invasão, em parte por pura perplexidade, limitou-se a agir como espectador involuntário de uma improvisação teatral, respondendo apenas quando questionado sobre coisas tão simples como a localização de um tacho, dos talheres ou de uma toalha.

Já à mesa, decorada e enriquecida com as ofertas dos convidados, a dona Etelvina garantiu que o bacalhau era do bom, que «até falava sueco». «Norueguês, dona Etelvina», corrigiu o professor Dias, «o bacalhau vem da Noruega, logo, se falasse, seria norueguês.» «Norueguês, sueco, é tudo para aquelas bandas, não é verdade?» «Eu, se não se importam, prefiro que a comida se mantenha em silêncio», confessou Zacarias Bento; a gargalhada foi geral.

Depois do jantar, o professor Dias ainda reuniu coragem para pegar na guitarra e cantar algumas músicas de Natal, acompanhado pelas vozes desafinadas das senhoras. Zacarias Bento acabou por ir buscar uma velha garrafa de vinho do Porto, para «ajudar a empurrar o resto do bolo-rei e dos sonhos, já que ninguém vai conduzir».

Passava da uma da manhã quando a dona Isabel se levantou, dizendo que talvez fosse boa ideia ir andando para casa, porque mesmo sendo Natal tinha algum receio de regressar sozinha. De imediato, o senhor Matos e o professor Dias se ofereceram para a acompanhar a casa. A dona Etelvina insistia em ficar para lavar a loiça, mas Zacarias Bento recusou taxativamente: «Nesta casa, quem cozinha não lava a louça.» A vizinha sorriu agradecida e recolheu os cestos. Despediram-se todos agradecendo a generosidade dele. Zacarias Bento encolhia os ombros: «Mas qual generosidade? Vocês é que tiveram o trabalho todo!»

Finalmente só, apagou as luzes da sala de jantar, da cozinha, da sala de estar e percorreu o longo corredor até ao extremo da casa onde se encontrava o quarto. Deitou-se na cama sem se despir e enrolou-se no edredão. Estava muito cansado. Adormeceu agarrado à fotografia da sua Zélia. «Se ela tivesse visto isto... Foi o Natal mais estapafúrdio da minha vida!»

* * *
Dois andares abaixo, na cozinha do rés-do-chão esquerdo, Etelvina dos Santos pousou os cestos, agora mais leves, encheu de água e ligou a chaleira eléctrica, para um sacramental chá de cidreira, que lhe acalmasse a vesícula, desafiada pelos excessos da consoada, e lhe oferecesse algumas horas de sono reparador. Enquanto a água aquecia, o seu olhar deslizou para um papel preso à porta do frigorífico com um Pai Natal magnético. Numa letra bem desenhada, Zélia Bento escrevera um insólito convite para uma ceia de Natal, a realizar após a sua morte, que terminava com as seguintes palavras: «O meu marido não aceita convites para passar a consoada em casa de outras pessoas. Ainda assim, se Zacarias não vai ao Natal, talvez o Natal possa ir até Zacarias? Conto com a sua ajuda.»
**********************Fim*********************************************

5 comentários:

  1. As perplexidades deste conto no seu humor e observação de comportamentos rituais com uma propria e inevitável cadencia formal enchem de conteudo a palavra estapafurdio...e não se esquece! Muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo seu comentário. :) Vejo cada história como uma mensagem colocada numa garrafa e lançada ao mar. É sempre bom saber que alguém, numa praia talvez longínqua, encontrou a garrafa, leu a mensagem... e gostou! Abraço, C.M. Elias

    ResponderExcluir
  3. Espetacular este conto... quer no conteúdo quer na forma como está escrito... Gostei muito!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Só hoje tive tempo e sossego para ler seu conto CMaria.Sem querer repetir os demais lhe adianto que está mesmo muito especial este.Confesso que fiquei emocionada.Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas vossas palavras! Fico muito feliz por saber que este pequeno conto vos tocou. É o vosso apreço que dá sentido às palavras que escrevi. :) Dois abraços muito fortes, C.M. Elias

    ResponderExcluir