quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cronicas De Natal...Por Hilda Milk


O Vendedor De Sonhos
Quantas vezes nos perguntamos por que existe o Natal, e por que tantos o festejam quando no mundo tem tanta guerra e matança?
Porque ainda alguém resolve lembrar de um pequeno cristo que mesmo sendo pobre e não tendo teto,teve a ousadia de nascer?
Porque tantas religiões pregam a fraternidade e ainda se morre de fome no mundo?
E o Papai Noel vem e traz presente HO HO HO.
Tenho certeza que qualquer um que ler isso aqui, vai achar triste mas vai pensar_Um dia também me perguntei isso.
Lembro de minha vó...Esta não deixava que assistíssemos a morte do porco, dizia que eramos crianças e que se vissemos, o porco sofreria mais para morrer. E Lembro também de minha tristeza ao ouvi-lo gritar até a morte. Era Natal e sacrifícios eram feitos, era o peru, era o porco...No fundo acho que nossos avós achavam que devia nos ser permitido,as crianças a sonhar.
Sim é verdade porém, agente cresce e ninguém agora nos protege de ver a realidade que nos cerca.
Houve tempo que eu era feliz mas, eu não sabia que tantos não tinham nem um décimo do que eu tinha e alguns poucos tinham muito, mas muito mais do que eu tinha...
Não quero bancar a dona da verdade aqui, em absoluto. Dizer simplismente o que vai na minha cabeça e na minha memória, só isso.Cheguei a duvidar mesmo que estas reuniões de família eram importantes, Imagine, gente que não se fala o ano todo e quando chega o Natal, se encontra para se confraternizar, os adolecentes então...Todos com aquela cara típica de "obrigação",aquele bando de tios e primos  que mal se conhecia tendo que ter conversas amenas  sobre qualquer coisa que parece de suma importância.E aquela comida toda! Daria para limentar um exército de famintos.É verdade também que nada se perdia e tudo se aproveitava
Quando iam chegando todos em nossa casa, eu me escondia no banheiro de tão envergonhada que era e só saia quando alguém se lembrava de minha vil existencia.
De tanto pensar nas tantas diversidades que o Natal nos proporcionava eu também achava estranho termos um tio negro e ateu e isso se passava num lugar onde todos ou iam a missa ou... a um terreiro da mãe nem lembro mais o nome...Cheguei a uma conclusão afinal.
Justamente por causa das coisas feias e tristes  é que nos esforçamos param cultivarmos os melhores sentimentos...
Festejamos a Paz, para dar trégua a guerra,comemoramos o amor fraterno para ensinar afeto por que o ódio,este o mundo já conhece.
 Assim vamos ensinando aos mais jovens o valor da "reúnião"pois é de dentro de casa para a rua , que saem homens e mulheres e esperamos sinceramente que sejam todos de bem.
Hoje tento fazer o mesmo que meus avós faziam, percebo bem que não é fácil manter a união familiar mas, vale a pena tentar.
Enquanto eu viver não vou esquecer de que o Natal é prova de que as pessoas podem sim passar po cima das diferenças, esquecer por alguns momentos as tristezas do mundo e proporcionar para os que nos cercam momentos de sonho e fantasia, onde pode nascer também,muita esperança.
Feliz Natal!
************************Fim******************************************
 

2 comentários:

  1. «Justamente por causa das coisas feias e tristes é que nos esforçamos para cultivarmos os melhores sentimentos...
    Festejamos a Paz, para dar trégua a guerra,comemoramos o amor fraterno para ensinar afeto por que o ódio,este o mundo já conhece.»
    Uma forte mensagem de amor e esperança! :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário CMaria.Acredito de verdade que a compreensão da realidade que nos cerca pode ser razão mais que suficiente para não esquecermos de cultivar afeto.Beijo.

    ResponderExcluir