quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Papai Noel e a Vaca da Mia !...Por Maria De Fatima Rodrigues e Mia Torres da Silva

Papai Noel e a Vaca da Mia !


A reunião começou à hora combinada...como sempre sem a Paulinha Justiceira, sempre ocupada ou c/ os testes para corrigir ou c/ a bicharada que mora lá em casa. O papai noel já se encontrava vestido a rigor...ninguém podia saber quem era tal personagem. O tema da reunião eram as personagens do presépio que iriam enfeitar a árvore de natal no Second Llife (SL).
Mas como surgiu a figura de Papai Noel nas festas natalicias? perguntoua a Mia travestida..Ninguém soube responder...existe muita controvérsia sobre sua origem. Bom, eu como tenho nome de santa, ofereci-me para VirgemMaria, a MilkWay para Arcanja com a Mia. Oválhamedeus, faltava o Pai Jesus, o menino deitado nas palhiinhas, uma vaca e o jumento. Segundo a lenda natalícia, conta-se que o menino Jesus nasceu em palhas doiradas...entretanto chegou a Paulinha, a bufar, de cansada...
-Eu posso ser o marido da Virgem Santíssima ! Quem é que quer ser o menino Jesus?
-Mais uma vez lá tive que escolher. Obviamente que a personagem só podia ser o Zézito...o problema era saber se aceitava estar deitadinho na palhuça, de fralda, com as pernocas à mostra, e com tanta gaja boa travestida à volta dele. Olhou para mim com aqueles olhinhos de gato manso e rspondeu:- si,si mas quero sentir o bafo duma vaquinha. Pronto, a Mia saltou imediatamente:- Eu tenho uma vaca, posso cedê-la, está de barriga cheia, deve parir lá para o dia 25, coincidência não é?
Imaginem, depois há quem escreva que "Não há coincidências". Claro que há...a vaca da mia a parir no dia de natal. Falta um, quem quer ser o jumento?

Enquanto o Papai Noel sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar... escolheu-se a Ilda para jumento e o António a ovelhinha...teve que ser assim, o António deixou caír a máscara e ficamos todas a saber que era outro malandreco como o menino Jesus...imaginem...queria andar c/ a virgem Maria às cavalitas, isto em pleno Natal era para dar o treco às beatas, coitadas !
Quando despertou verdadeiramente, o Papai Noel viu que tudo era um sonho real...ficou pasmado, e perguntou?
-Mas, afinal, quem é este menino Jesus deitado nas palhas...tão bonitinho e peludinho ? Veio de Belém? E porque é que chamam à Maria, virgem...afinal não foi ela que pariu o menino Jesus?
Oválhamedeu, ficou tudo num silêncio profundo...até a vaquinha parou o bafo...e a Mia gritou mto preocupada:- "Ai, acudam-me, a minha vaca, vai parir o bezerro antes do tempo ...
E o dia chegou, os sinos tocaram na aldeia...o presépio em movimento estava pronto para receber os paroquianos...a fila era longa...as saloias e as beatas pareciam alentejanas...não se despachavam de tanto olhar para as pernocas do menino Jesus…Aiiiiiiiiii jasus, murmuravam elas baixinho...A Mia, a Hilda e a Paulinha que eram as mais travestidas não paravam de se rir. Valeu-nos o desconhecido papai noel...que lhes colocou fita adesiva na boca.

Há hora da missa do galo, estavam todos estapafúrdios...despiram os trajes...vestiram-se a rigor e foram todos comer um cabritinho assado c/ broa d'avintes e vinho do Douro...a convite do António. A Mia teve que ficar na" manjedoura", coitada!...Era a hora da vaca parir.
*****************************Fim*********************************

Um comentário: